Cuidados com as joias de prata

Porque minha joia de prata escurece e arranha?

 

Será que não é prata? Será que me enganaram?

A resposta é não! Não te enganaram, a prata verdadeira arranha e escurece naturalmente e você verá abaixo o porquê!

A prata é um metal nobre que sofre oxidação e é isso que a faz escurecer, além disso a prata e o ouro são muitos macios e o uso e o atrito com outros objetos do nosso cotidiano fazem aparecer esses arranhões que podem ser apagados com o polimento da joia.

 

Como ela oxida?

O metal escurece em contato com oxigênio e com compostos contendo enxofre, os chamados compostos sulfurados, gerando uma camada escura sobre a superfície do objeto de prata.

Na poluição atmosférica, também contém grande quantidade desses compostos sulfurados, bem como, pode ocasionar o escurecimento do metal.

Além disso algumas pessoas que possuem ácido úrico alto, pressão alta ou sofrem de stress, igualmente podem perceber esse escurecimento mais acentuado.

 

Minha prata oxidou, o que eu faço? Ela estragou?

Não ela não estragou!

Se você possui uma joia de prata, saiba que você tem um objeto que durará por muitos anos ou até a vida inteira, se você tiver o cuidado correto.

 

Como limpar/fazer a manutenção da minha prata?

A maneira mais rápida e mais indicada é passar um produto próprio para a limpeza de prata (existem líquidos e pastas disponíveis no mercado), a peça clareará na hora.

Porém existem algumas receitinhas caseiras bem eficazes, são elas:

Água quente + bicarbonato de sódio

Água quente + lascas de sabão de coco

Água quente + umas gotinhas de detergente neutro

Pasta de dente

Bicarbonato de sódio + vinagre

Não deixe suas peças mais de 15 minutos em nenhuma dessas receitinhas caseiras, e lembre-se de posteriormente lavá-la bem em água corrente e secá-la/lustrá-la com uma flanela.

Na Jóias de Minas trazendo a garantia da joia, a primeira manutenção é gratuita.

 

 

 

Como tirar os arranhões?

A Joia de prata por ser de um metal considerado mole, arranha com o atrito com outros objetos tipo: copos, canetas, talheres, etc. Para tirar esses arranhões é preciso levar até a loja para um ourives fazer o polimento. Na Jóias de Minas trazendo a garantia da joia, a primeira manutenção é gratuita.

 

Observações:

Não deixe sua prata na fervura, apenas esquente a água e com ela já fora do fogo acrescente suas peças.

Também tome cuidado com joias de pedraria, pois se a pedra for colada e ficar muito tempo na água, pode descolar. 

 

  Cuidados Especiais com a Joia de prata

 

  • A prata é um metal nobre que escurece com o tempo. O escurecimento é um processo natural chamado: oxidação da prata.
  • Como a prata é um metal nobre e macio, movimentos repetitivos, como o de abrir e fechar o fecho da pulseira, podem causar a perda da pressão, sendo necessária uma simples regulagem. Regularmente verifique fechos, clipes e sistemas similares.
  • Joias podem ser danificadas por produtos químicos, sabonetes, golpes fortes ou fricção intensa. Evite dormir com suas joias, usá-las em tarefas domésticas, banhos de piscina e mar, e retire os anéis ao lavar as mãos.
  • Pedras, pérolas e metais têm diferentes graus de dureza e podem arranhar. Guarde as suas joias separadamente e tenha cuidado com o contato das joias com outros objetos quando as estiver usando.
  • Evite o contato das suas joias com perfumes, laquês, xampu, protetor solar e autobronzeador.
  • Peças esmaltadas devem ser tratadas com cuidado, pois o contato com produtos de limpeza, cremes e maquiagens pode manchar o esmalte da joia.